14 de abril de 2016

Reunião dia 31-03-16


O grupo de experimentos confeccionou um Pêndulo de Newton, que é um dispositivo que demonstra empiricamente a conservação do momento linear e da energia, leis físicas estudadas e demonstradas por Newton.






O grupo de cadernos didáticos está muito perto da conclusão do módulo 1 - Cinemática. Os componentes afirmam que a produção está em 90%.



O grupo de artes estão no processo construtivo de novas tirinhas relacionadas às leis de Newton. Os rascunhos iniciais (sketch) podem ser conferidos abaixo: 





O grupo de jogos continuam confeccionando as peças do dominó da física que tem como principal objetivo uma forma dinâmica e divertida de associar conceitos físicos, a unidades de medida e fórmulas matemáticas. Uma caixinha foi produzida para guardar as peças que são feitas a partir da colagem dos conceitos físicos nas peças de madeira. O jogo terá jogabilidade análoga ao dominó "normal".




O grupo de roteiro de aulas continuou a produção do slide de conceitos e introdução a cinemática básica. O primeiro slide falará sobre referencial, movimento, espaço, velocidade e aceleração.




Apos as atividades dos grupos, realizou-se um estudo dirigido coordenado pela professora me. coordenadora do subprojeto Nórlia Nabuco Parente. Tendo como tema a abordagem de conceitos físicos a partir de situações-problema, a professora apresentou um slide discutindo com os PIBIDianos sobre a importância de aulas com metodologias diferenciadas para que o aluno venha a desenvolver o raciocínio científico. 








Durante o estudo foi apresentado um vídeo do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LaPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), no qual o grupo de pesquisadores desenvolvem uma aula diferenciada com uma turma de ensino fundamental I. A aula começa com os alunos em grupos sendo apresentados ao material : Um tubo com um orifício no qual poderia pôr água e sair um jatinho de água e um copinho logo a frente do tubo.
A problemática era que os alunos deveriam encher o copinho apenas com a água que saia do tubo por meio do orifício. O objetivo era fazer os alunos percebem a relação entre a coluna de água e a distância do jato de água. O vídeo pode ser visto no link abaixo:

Após o vídeo a coordenadora Nórlia, os PIBIDianos foram distribuídos em grupos e  uma folha com perguntas pertinentes ao vídeo e a apresentação foi dada aos grupo. Após um momento de discussão em grupo, os grupos debateram suas ideias entre si.







Nenhum comentário:

Postar um comentário