7 de outubro de 2015

A importância da geração da energia eólica no nordeste


A preocupação com as fontes de energia renováveis no Mundo para a geração de energia elétrica é crescente. Isso porque o grande período de estiagem - provocado pelo aquecimento global - tem afetado diretamente as hidrelétricas. O Brasil, buscando compensar essa crise, passou a extrair energia elétrica de usinas termelétricas, tornando mais cara seu consumo.

Diante desta crise enérgica, a busca por energia renováveis se mostra como uma alternativa para suprir a dificuldade de obtenção de eletricidade. Dentre as fontes de energias renováveis, destaca-se a energia mecânica produzida pelos ventos, que vem contribuir significativamente para o atendimento das necessidades da população mundial, no que diz respeito à produção de eletricidade.

Com base nessas informações, os Bolsistas estão desenvolvendo o projeto "A importância da geração da energia eólica no nordeste", para os alunos do 1º Ano de Enfermagem da E.E.E.P. Dom Walfrido Teixeira Vieira, em Sobral/CE. O projeto visa explicar a importância da geração da energia eólica no nordeste, como ocorre o seu funcionamento e relacionar os conteúdos de física com as usinas eólicas.

O projeto deu início no dia 15 de setembro de 2015, com a aplicação do teste de sondagem para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo de energia renovável. Na sequência, os bolsistas apresentaram os conceitos físicos, o funcionamento, os benefícios e impactos gerados pelas usinas eólicas. Após a explicação do conceito teórico, os alunos foram estimulados a criarem maquetes que representam um parque eólico.

O projeto transdiciplinar, foi idealizado pelos bolsistas Jocélio e Rarisson, com apoio Bruno, David, Joseany e Rafael, com supervisão do professor Sioney.

Confira abaixo as fotos do que já rolou nas últimas semanas:












Post: David Nobre e Jocélio Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário