9 de agosto de 2016

Projeto "Noções básicas de matemática para a disciplina de física do ensino médio."

Os bolsistas Joseany Frota e Luis Ricardo Lima desenvolveram o projeto, no Colégio EEM Dr. João Ribeiro Ramos, que teve por objetivo, contribuir para um melhor desempenho e compreensão dos conteúdos de física. Além de procurar mostrar aos alunos, através de aulas interativas, a relação entre os conteúdos de Matemática presentes na Física; 

Inicialmente o projeto seria realizado com alunos do turno da tarde pela manhã, porém não foi aconselhado por parte da escola. O projeto teve inicio com encontros pela tarde com alunos do próprio turno da tarde. Os encontros aconteciam duas vezes na semana com no máximo de duas horas por encontro. Eram beneficiadas duas turmas que eram atendidas uma vez por semana. Os alunos eram retirados da sala de aula, durante as aulas de matemática, para poder participar dos encontros. Os alunos foram escolhidos pelo supervisor e um professor de matemática da escola. Infelizmente o projeto não pôde ser concluído devido à greve, mas foi feito um diagnostico dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Os resultados do diagnostico mostraram-se bastante preocupantes.

Nos encontros os materiais utilizados foram os tradicionais: exposição oral e anotações no quadro. Foi elaborado o material didático para auxiliar os alunos durante a exposição dos conteúdos. O material foi distribuído gratuitamente. Os conteúdos que iriam ser abordados são:

  • Potenciação, suas propriedades e operações com potencias;
  • Notação cientifica;
  • Conceitos básicos de funções;
  • Elementos de trigonometria do triangulo retângulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário