6 de maio de 2016

Reunião PIBID Dia 05-05-16

Na reunião da semana, o grupo de cadernos didáticos iniciou os trabalhos do segundo módulo e deram a previsão que em até duas semanas os cadernos estariam concluídos. O primeiro módulo está passando por revisão dos supervisores e logo será postado no blog para download.


O grupo de roteiros de aulas está preparando o segundo slide sobre termologia e termodinâmica. O primeiro slide está em processo de revisão e também logo será disponibilizado no blog e outras mídias.



O grupo de experimentos produziu alguns experimentos de baixo custo na reunião. O primeiro experimento usa-se giz e uma superficíe lisa. Ao atritar o giz em posição vertical com a superficíe com certa velocidade o giz quebra ao meio devido a frequência de atrito ser igual a frequência natural do giz.

O segundo experimento é uma espécie de telefone com fio (popular brincadeira) que tem o intuito de explicar o efeito Doppler, fenômeno pelo qual um observador percebe frequências diferentes das emitidas por uma fonte que acontece devido à velocidade relativa entre a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte. Ao friccionar o dedo pelo cordão em direção ao copo, o ouvinte vai ouvir um som mais agudo.

A equipe das artes apresentou as tirinhas que foram desenvolvidas durante a reunião e foi aberto um espaço para discussão. Algumas modificações foram adicionadas à ideia inicial  para condizer mais com a realidade e o sentido físico em alguns aspectos.Foi também bastante discutido sobre o uso das onomatopeias nos quadrinhos.



A equipe de jogos continuou nos trabalhos com os dominós da Física e prometeram que na semana seguinte os bolsistas já poderiam testar o jogo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário