10 de maio de 2016

Reunião PIBID dia 14-04-16

A reunião iniciou com a leitura do informe da CAPES sobre o futuro do PIBID e  respostas à perguntas realizadas no informe sobre a opinião dos bolsistas e coordenadores sobre o futuro do PIBID relacionado aos temas contidos no informe.






Após houve um estudo sobre "estratégias de ensino de Física" ministrado pelo professor me. Antônio Nunes de Oliveira Vieira. Ele, que é o atual coordenador do curso de Física do IFCE - Campus Sobral, falou da importância de considerar as realidades locais da região durante o ensino de Física, pois dá um suporte muito forte para a condução construtivista dos conhecimentos dos alunos. O professor fez referências a sua experiência com a educação indígena no Pará.
 O educador afirmou que o professor no exercício da profissão deve ter domínio necessário do assunto que está ministrado e saber conduzir os alunos a situações de aprendizagens por meio de experimentos, situações problemas, livros didáticos, um enfoque histórico e filosófico da história das ciências e do ensino lúdico por meio de músicas, vídeos e jogos. Nunes também apresentou um slide e um plano de aula sobre o ensino de ondas e ao final da apresentou um vídeo lúdico no qual os professores e alunos poderiam relacionar os eventos com conteúdos da Física.











Nenhum comentário:

Postar um comentário