10 de janeiro de 2014

Por que a água apaga o fogo?

Certo dia, um aluno me questionou: Por que a água apaga o fogo? Isso tem haver com Física?" Fiquei com essa pergunta em minha cabeça, decidi pesquisar. De imediato, lembrei-me que é preciso conhecer as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. O que seria apenas necessário tirar um dos componentes, para o fogo apagar-se.
Mas,  retirar o combustível, ou seja , o material que está sendo queimado (madeira, papel ou outros) é muito difícil, e acabar com o oxigênio do ar também (quase impossível). Então, nos resta apenas retirar o calor existente na reação. Aí sim, caro amigo, entra nossa amiga água, esta que reduz a temperatura do local, removendo assim o calor existente na reação. 

Porém, a água não apaga todos os tipos de fogo (infelizmente).
Podemos classificar o fogo em 3 classes distintas (depende da origem do incêndio), são elas:

  • Classe A: É o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis... 
  • Classe B: É o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, etc. Esse, deve ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química.
  • Classe C: é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.

Observe a tabela abaixo:


Alguns afirmam que existem outras classes, como:

  • Classe D: Metais combustíveis, magnésio, sódio, entre outros. 

Post: Danielle L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário